Sinais ou nevos

  • 26 março 2013
  • Lucia Fernandes

“Sinais” e “pintas” (nevos) são tão comuns que é raro alguém não ter pelo menos um. No entanto, pouquíssimas pessoas já nascem com os nevos. As lesões vão surgindo na pele ao longo dos anos e o pico de surgimento ocorre na adolescência, diminuindo na idade adulta.

Os nevos melanocíticos são tumores benignos que se originam dos melanócitos. Estas são as células da pele que produzem o pigmento responsável pela sua cor, a melanina.

Apesar de imperceptíveis, as células que dão origem aos sinais já estão presentes ao nascimento, se multiplicam ao longo dos anos, e acabam por se tornar visíveis. Os fatores que estimulam o seu crescimento parecem estar ligados à genética e à exposição solar.

Os nevos melanocíticos devem ser monitorizados porque poderão evoluir para um câncer grave de pele chamado melanoma.

O melanoma é um tipo de câncer que se desenvolve dos melanócitos, por isso é necessário o autoexame.

O autoexame da pele é essencial para rápida detecção do melanoma. Realize-o regularmente. É muito simples de fazer: você precisará de um espelho ou da ajuda de um membro da família. Confira estas orientações:

 

 

 

 

 

 

 

autoexame

 

Ao notar uma mudança nos sinais, procure um dermatologista e utilize o método A,B,C,D e E para identificar os sinais malignos.

Parte_2









Todos Direitos Reservados © Clinica Aiza. | Desenvolvido pela Luan Comunicação