cancerpele110202_f_010

Câncer de pele

  • 26 março 2013
  • Lucia Fernandes

O melanoma é um câncer que se desenvolve nos melanócitos. Como a maioria das células de melanoma produz melanina, o melanoma é geralmente marrom ou preto. Mas, alguns melanomas não são pigmentados, podendo ser de cor rosa, bege ou branco.

O melanoma pode se desenvolver na pele de qualquer parte do corpo, mas são mais propensos em locais como o tronco (local mais comum em homens), as pernas (local mais frequentemente nas mulheres), o pescoço e o rosto.

O melanoma é menos comum do que o câncer de pele de células escamosas e o basocelular, (não melanoma) mas é muito agressivo. Assim como o basocelular e o câncer de células escamosas, o melanoma é quase sempre curável em seus estágios iniciais. Mas é muito provável que se dissemine para outras regiões do corpo se não for diagnosticado precocemente.

Outros Cânceres da Pele

Os cânceres de pele que são não melanoma se desenvolvem a partir de células da pele que não melanócitos. Estes tendem a comportar-se de maneira muito diferente e são tratados também de maneiras diferentes.

Os cânceres de pele não melanoma incluem o câncer de pele de células escamosas e o basocelular, que são os tipos de cânceres de pele mais comuns, e na verdade, mais comuns do que qualquer outra forma de câncer. Como eles raramente se espalham (metástase) para outras partes do corpo, o câncer de pele de células escamosas e o basocelular são menos preocupantes e são tratados diferentemente do melanoma. O carcinoma de células de Merkel é um tipo raro de câncer de pele que às vezes é mais difícil de tratar.